Nº 353

INQUIETAÇÃO

primeira página



Conhecia-o…
Era de belo aspecto, alegre, transmitia confiança em tudo o que fazia e dizia. Era ver sempre os colegas por perto pedindo a sua colaboração nas brincadeiras e nas coisas do estudo. Dava a impressão de ser o melhor amigo e colega da escola e da rua onde morava.
Apesar de tudo isso, parecia viver uma certa inquietação. Certamente não era por causa da sua relação com os colegas, nem da família pois era o orgulho dos pais e os irmãos depositavam nele todo o carinho possível. Os colegas nada tinham a apontar, já se sabe que de vez em quando havia algum desentendimento, coisa de rapazes, de gente ainda a crescer. Nada que não passasse com o amadurecimento e as provações da vida. Aquela inquietação a todos preocupava menos a ele. Apenas queria mais um tempo, mais alguma reflexão. Não para se fechar em si próprio mas para ter mais certezas.
Um dia lá decidiu transmitir a todos a notícia. Foi um tempo muito importante, medido ao pormenor, amadurecido no silêncio interior de quem procura a melhor resposta para as grandes decisões da vida, aquelas que depois de tomadas parece que vão deixar todos a olhar- -nos de lado.
Seria que os pais iriam compreender? Os colegas o que iriam dizer? E os amigos de sempre? Deixar os pais, os amigos, a escola. Deixar os lugares por onde se passou e foi construindo amizades e a vida. Nem o estudo seria já o mesmo...
Contudo, era necessário porque havia algo mais forte. Uma intuição especial. Ele percebeu que na sua vida Deus se tinha tornado numa questão fundamental. Ele tinha-se deixado encantar por Jesus Cristo, tinha sido tocado por Ele. Já não era mais possível ignorar nem fugir. Era feliz porque sentia a sua vida preenchida pela Sua Palavra e gestos.
A par destas certezas muitas outras dúvidas percorriam a sua interioridade e tornavam a sua vida cada vez mais inquieta, mas era necessário continuar a busca.
Primeiro disse ao seu melhor amigo:
- Olha! Estou a pensar ser padre! Sabes? Ir para o seminário.
Mas o amigo, surpreendido, disse-lhe:
- Estás louco? Estás a ver tudo o que vais deixar? A tua malta, a tua escola… Pior que isso é deixares os teus pais e irmãos. Não, não é possível!
- Bem! Já tomei a decisão e vou mesmo. Sinto que é onde me vou realizar…
A notícia foi percorrendo a vida de toda aquela gente e, entre admirações e conselhos lá seguiu com a mesma alegria para o seminário este jovem que estava radiante com a sua descoberta e a sua vontade de realizar um projecto que achava valer mais que tudo.

Esta Semana é a SEMANA DOS SEMINÁRIOS. Estarão nesta Ilha de São Jorge três seminaristas e a sua história vocacional poderia ser parecida com a que acabei de imaginar. Estimulemos e incentivemos a vida dos que estudam a sua vocação.

Pe. Manuel Santos

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO

tema


A Basílica de S. João de Latrão, cuja “dedicação” ou consagração aconteceu no ano de 320, é a catedral do Papa, enquanto Bispo de Roma. Ela é a “mãe de todas as igrejas”, o símbolo das Igrejas de todo o mundo, unidas à volta do sucessor de Pedro. A Festa da Dedicação da Basílica de Latrão convida-nos a tomar consciência de que a Igreja de Deus (que a Basílica de Latrão simboliza e representa) é hoje, no meio do mundo, a “morada de Deus”, o testemunho vivo da presença de Deus na caminhada histórica dos homens.

Na primeira leitura, o profeta Ezequiel, dirigindo-se ao Povo de Deus exilado na Babilónia, anuncia a chegada de um tempo de salvação e de graça, em que Deus vai estabelecer a sua morada no meio dos homens e vai derramar sobre a humanidade sofredora vida em abundância.

No Evangelho, Jesus apresenta-Se como o Novo Templo, o “lugar” onde Deus reside no mundo e onde os homens podem fazer a experiência do encontro com Deus. É através de Jesus que o Pai oferece aos homens o seu amor e a sua vida. Aquilo que a antiga Lei já não conseguia fazer – estabelecer relação entre Deus e os homens – é Jesus que, a partir de agora, o faz.

Na segunda leitura, Paulo recorda aos cristãos de Corinto (e aos cristãos de todos os tempos e lugares) que são, no mundo, o Templo de Deus onde reside o Espírito. Animados pelo Espírito, os cristãos são chamados a viver numa dinâmica nova, seguindo Jesus no caminho do amor, da partilha, do serviço, da obediência a Deus e da entrega aos irmãos; vivendo dessa forma, eles tornam Deus presente e actuante no meio da cidade dos homens.

(Dehonianos)

MEU DEUS, ENSINAI-ME...

para meditar


Meu Deus, ensinai-me
a utilizar bem o tempo que me dais
que jamais eu o perca.
Ensinai-me a prever todas as coisas
sem me afligir.
Ensinai-me a tirar proveito dos erros do passado
sem cair no escrúpulo.
Ensinai-me a imaginar o futuro,
sabendo que não será como eu o imagino.
 Ensinai-me a chorar as minhas faltas,
 sem cair na inquietação.
 Ensinai-me a agir sem pressas
 e a apressar-me sem agitação.
 Ensinai-me a unir
 a serenidade, o entusiasmo, o zelo e a paz.
 Ajudai-me quando começo,
 porque é então que sou fraco.
 Velai sobre a minha atenção quando trabalho.
 E sobretudo enchei os vazios das minhas obras.

 Jean Guitton

O MAIS ALEGRE

conto 231


Uma vez organizou-se um concurso para ver quem era a pessoa mais alegre da aldeia.
Quando chegou o momento de se apresentarem diante do júri, o primeiro passou todo o tempo às gargalhadas.
Quando o júri disse que tinha perdido, ficou muito triste.
O segundo contou várias anedotas. Mas, quando o júri disse que também tinha perdido, ficou muito aborrecido.
O terceiro manteve um sorriso de orelha a orelha enquanto falava. Mas, quando lhe disseram que também tinha perdido, deixou de sorrir.
E assim foram passando vários concorrentes.
Finalmente, veio uma criança. Mostrou-se tal qual era, sem disfarces. Falou com uma alegria natural e espontânea.
No final, o júri disse que também tinha perdido.
Contudo, a criança, em vez de se entristecer, continuou com a mesma alegria, despedindo-se dos membros do júri e oferecendo-lhes um sorriso.
Perante esta reacção, o júri disse:
- Parabéns. Ganhaste o concurso porque és a única que não perde a alegria por nada deste mundo.

In TUTTI FRUTTI de Pedrosa Ferreira


INFORMAÇÕES

DIA DA IGREJA DIOCESANA



A Ilha do Pico acolherá a principal celebração do Dia da Igreja Diocesana dos Açores.
D. António de Sousa Braga, bispo de Angra, irá presidir à Eucaristia na Igreja Paroquial da Candelária (Ilha do Pico) dentro das comemorações do primeiro centenário do nascimento do Senhor D. Jaime Garcia Goulart, primeiro Bispo de Díli, Timor-Leste, natural daquela freguesia.
Terminada a celebração eucarística percorrerá as principais artérias da Candelária uma procissão com a imagem do Beato João Baptista Machado, Padroeiro da Diocese, acompanhada pelas três filarmónicas do concelho da Madalena.
À Ouvidoria de São Jorge coube a terça-feira, dia 11 de Novembro, para a vivência do Dia da Igreja Diocesana.

TERÇO MEDITADO NA RIBEIRA SECA


No próximo dia 12 de Novembro pelas 17:30 horas haverá terço meditado na Igreja da Ribeira Seca.

ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS DA CALHETA


Informa que a 18 de Novembro estará a fazer consultas a Drª Maria Graça Almeida, especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Os interessados deverão fazer as marcações para os nºs 295460110 ou 295460111.
Haverá novamente rastreio de avaliação de glicemia capilar, colesterol e triglicerídeos, na clínica da Instituição no dia 27 de Novembro entre as 14 horas e as 18 horas, as marcações deverão ser feitas para os nºs indicados acima.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_353.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas