Nº 357

O NELSON E SANTA BÁRBARA

primeira página


O Nelson desta vez vinha cheio de histórias e interrogações. Era a “Torre”; era a “janela”; mas era à parte do “relâmpago” que ele achava mais graça.
O Nelson vinha cheio de dúvidas sobra a vida de Bárbara e perguntou:
- Senhor Padre, Santa Bárbara é mais uma jovem do início do cristianismo ou é uma invenção?
Interrompi a catadupa de perguntas e comecei por explicar:
- Bárbara é mais uma jovem do início do cristianismo que não teve medo de dizer que acreditava em Cristo e que estava disposta a defender a sua fé durante toda a vida. Sabes Nelson, os jovens de hoje deviam ser como ela dando testemunho de Jesus sem medo e sem vergonha. Devemos todos ser autênticos e corajosos como Bárbara.
O Nelson, curioso, com aquela questão da torre, disse:
- Senhor Padre! Ela tem uma torre na mão com três janelas. Dizem que é por causa da Santíssima Trindade!
- Tens razão! Bárbara era muito bonita e o pai, que se chamava Dióscoro, era um rei pagão, que para a resguardar dos pretendentes encerrou-a numa torre com duas janelas. Bárbara, no seu coração era cristã, embora o pai não gostasse e fizesse tudo para que ela deixasse de o ser, contudo, ela continuava a afirmar a sua fé em Jesus Cristo, na Sua Palavra e atitudes, por isso mandou abrir mais uma janela na torre onde se encontrava fechada, para dizer que acreditava nas três Pessoas da Santíssima Trindade, por isso ela é representada com uma torre com três janelas.
Vi que o Nelson ficou alegre por saber que afinal a Torre que Bárbara tem numa das mãos tem um significado tão profundo. Mas atalhou de imediato:
- E aquele ditado que se costuma dizer: «Só se lembram de Santa Bárbara quando troveja»? Não será mais uma história? O Senhor acredita mesmo?
Tive de dizer ao Nelson:
- O importante não são essas histórias mas sim o exemplo de vida de Santa Bárbara que viveu num tempo, numa família e que não teve medo de se dizer cristã e de viver como tal.
Mas, também, continuei dizendo o que narra a lenda.
- O pai indignado com a persistência da filha em continuar a dizer-se cristã mandou-a matar e como os que executavam a ordem do pai não a conseguiam matar o próprio pai pegou numa espada e matou a sua filha.
Ao que o Nelson reparou de imediato:
- Que pai tão cruel! Não sei como foi capaz!
E fui dizendo que então tinha caído um relâmpago do céu que caiu fulminante sobre o pai de Bárbara e ele ficou aí sem vida , por isso, se diz aquele ditado.
Mas o importante é olharmos para Santa Bárbara como uma jovem que é exemplo para o nosso tempo. Soube que era importante defender a sua fé em todas as circunstâncias até diante da própria família.

Pe. Manuel Santos

II DOMINGO DO ADVENTO

tema


A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um veemente apelo ao reencontro do homem com Deus, à conversão. Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer ao homem um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando o homem aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus.

Na primeira leitura , um profeta anónimo da época do Exílio garante aos exilados a fidelidade de Jahwéh e a sua vontade de conduzir o Povo – através de um caminho fácil e direito – em direcção à terra da liberdade e da paz. Ao Povo, por sua vez, é pedido que dispa os seus hábitos de comodismo, de egoísmo e de auto-suficiência e aceite, outra vez, confrontar-se com os desafios de Deus.

No Evangelho , João Baptista convida os seus contemporâneos (e, claro, os homens de todas as épocas) a acolher o Messias libertador. A missão do Messias – diz João – será oferecer a todos os homens esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite ao homem viver numa dinâmica de amor e de liberdade. No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico caminho de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.

A segunda leitura aponta para a parusia, a segunda vinda de Jesus. Convida-nos à vigilância – isto é, a vivermos dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-nos na transformação do mundo e na construção do Reino. Se os crentes pautarem a sua vida por esta dinâmica de contínua conversão, encontrarão no final da sua caminhada terrena “os novos céus e a nova terra onde habita a justiça”.

(Dehonianos)

IMACULADA CONCEIÇÃO

para meditar


Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu filho, ao Qual está unida «por vínculo estreito e indissolúvel».
Se o Senhor veio ao meio dos Homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N’Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento.
Embora, na sua origem e no seu princípio, a Solenidade da Imaculada Conceição, que vem do século XI, não nos apareça em ligação com o Advento, contudo ela é uma verdadeira festa do Advento. Ela é a aurora que precede, anuncia e traz em si o Dia novo, que está para surgir no Natal.
Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da Humanidade, desfigurado pelo pecado.
Assim como na aurora se projecta a luz do sol, de cujos raios ela tira a vida, assim em Maria Imaculada se reflecte o poder do Salvador que está para vir: a Seus méritos Ela deve, com efeito, o ter sido «remida de modo mais sublime».Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal.

A BOLSA DO DINHEIRO

conto 235



Numa noite de tempestade, um peregrino cansado de muitos quilómetros feitos a pé e sempre a ser fustigado pelo vento frio, estava imensamente cansado.
O nevoeiro intenso só permitia ver uns palmos à frente do nariz. Olhava para todos os lados para ver se via alguma luz na noite.
Sentiu enorme alegria ao avistar uma luz que vinha de uma casa. Encaminhou-se para lá e bateu à porta.
- Sou um peregrino e só lhes pedia um pouco de comida para não morrer de fome.
Tinha batido à porta de um convento. Deram-lhe comida e também alojamento.
No dia seguinte, quando amanheceu e quis continuar o seu peregrinar, os frades deram-lhe ainda uma bolsa com algum dinheiro.
No dia seguinte, o peregrino foi bater à porta do mesmo convento e disse:
- Quando estive convosco, percebi que sois muito felizes. Entrego-vos o dinheiro que me destes e mais algum que arranjei. Mas, por favor, dai-me o segredo da vossa alegria.

In TUTTI FRUTTI de Pedrosa Ferreira


INFORMAÇÕES

IMAGEM DE SANTA BÁRBARA


A imagem de Santa Bárbara que está a ilustrar a primeira página do Boletim desta semana, acabou de ser restaurada no Atelier de São Jorge.
Agradecemos ao benfeitor da nossa Igreja de Santa Bárbara, o Senhor Adriano Bernardo de Sousa que depois de ver o estado em que se encontrava a pintura desta imagem de grande valor tomou a iniciativa de a mandar restaurar suportando o custo total.
Neste Domingo, antes da missa de festa, será projectado na própria Igreja de Santa Bárbara as várias fases do restauro.

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE


O Estado Brasileiro de Santa Catarina está sendo assolado por cheias que neste momento já afectam mais de 1.200.000 pessoas e, das quais já resultou a morte de mais de 100 pessoas e cerca de uma centena de milhar de desalojados. Devido aos laços que unem os Açores àquele Estado de Santa Catarina, o Sr. Bispo pediu que o ofertório do dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, fosse para as vítimas das cheias do Estado de Santa Catarina.
Assim, os ofertórios do dia 8 de Dezembro serão enviados à Cáritas para serem reencaminhados para o Estado Brasileiro de Santa Catarina.

NATAL JOVEM 2008


A equipa da Pastoral Juvenil da Ilha de São Jorge está a organizar um encontro de Natal para todos os jovens da Ilha com a finalidade de conviverem e partilharem.
Convida-se os jovens para este encontro no próximo Domingo, dia 14 de Dezembro, na Sociedade dos Terreiros, das 16h30 às 18h00.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Bolletim357_7Dez.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas