Nº 358

SÃO LÁZARO

primeira página


Procurei o meu amigo Nelson para falarmos um pouco de São Lázaro.
São Lázaro, aquele que tinha duas irmãs e que era amigo de Jesus, é o Padroeiro do Norte Pequeno e a sua festa é já no dia 17 de Dezembro.
O Nelson estava admirado por ele ser o Lázaro do Evangelho, o irmão de Marta e de Maria. Aquele cuja casa era frequentada por Jesus e a quem as irmãs mandaram chamar dizendo: «Senhor, vem depressa que o teu amigo está doente» (Jo 11, 1-43).
E o Nelson perguntou:
- É o mesmo que Jesus ressuscitou?
E eu disse:
- Sim. Jesus quando recebeu a notícia das duas irmãs ainda ficou mais uns dias e depois é que foi ter com Lázaro. Ao chegar, Marta veio-lhe ao encontro e disse: Senhor se estivesses estado aqui meu irmão não teria morrido. Então Jesus mandou tirar a pedra, fez uma oração e disse a Lázaro para sair e ele saiu de pés e mãos enfaixados. Sim, é este o Lázaro que nós temos como padroeiro no Norte Pequeno.
O Nelson mais entusiasmado continuou:
- Então como é que ele é apresentado como um bispo?
Para despertar mais o interesse dele respondi:
- Mais interessante é saber que a tradição diz que ele foi bispo em Marselha, cidade francesa, e que lá morreu. Até se diz que o seu sepulcro está naquela cidade. Como é que ele chegou até lá? Isso é que nós não sabemos.
O Nelson achou que São Lázaro tinha uma história bastante interessante e ficou com curiosidade de aprender mais sobre este santo. Mas, pensando melhor, disse:
- Estou em crer que a vida dos santos tem mais a ver com aquilo que eles nos podem ensinar do que com as histórias que se contam.
- Sim, Nelson! Devemos olhar mais aos ensinamentos do que às histórias. Por exemplo: a Bíblia chama a Lázaro «O amigo de Jesus». Também diz que Ele era acolhido em casa como um irmão. São dois ensinamentos que devemos ter sempre presentes.
Fui dizendo ao Nelson que a amizade com Jesus é fundamental e que se mostra na vida através da vontade que temos de conversar com Ele, o que chamamos de oração; mostra-se, ainda, na vontade que temos em conhecer e seguir os Seus ensinamentos e, também, na medida em que conhecemos mais a Sua Palavra que se encontra principalmente na Sagrada Escritura.
Acolher e sentir-se acolhido, como aconteceu na vida desta família, é uma coisa muito necessária nos nossos dias. É preciso sentir que os outros gostam de nós e mostrar a nossa amizade àqueles com quem convivemos e nos encontramos.

Pe. Manuel Santos

III DOMINGO DO ADVENTO

Tema


As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar das “trevas” à “luz”.

Na primeira leitura, um profeta pós-exílico apresenta-se aos habitantes de Jerusalém com uma “boa nova” de Deus. A missão deste “profeta”, ungido pelo Espírito, é anunciar um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação que Deus vai oferecer aos “pobres”.

O Evangelho apresenta-nos João Baptista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo. O objectivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens.

Na segunda leitura Paulo explica aos cristãos da comunidade de Tessalónica a atitude que é preciso assumir enquanto se espera o Senhor que vem… Paulo pede-lhes que sejam uma comunidade “santa” e irrepreensível, isto é, que vivam alegres, em atitude de louvor e de adoração, abertos aos dons do Espírito e aos desafios de Deus.

(Dehonianos)

SER NATAL

para meditar


Natal! - ouvi eu dizer no meio da multidão.
Olhei e vi muita gente faminta de Amor e de Pão.
Aproximei-me em silêncio, olhando a multidão
E descobri que o Natal estava em meu coração;
Que tinha de ser Natal p’ra muita daquela gente,
Numa procura ansiosa de um rosto sorridente.
Senti um apelo forte no rosto dos que me olhavam
E que na estrada da vida mais um Natal esperavam.
Como posso ser Natal? Perguntei de seguida
E descobri que o Natal estava na minha Vida,
Que tinha de abrir os braços, mais ainda o coração,
E distribuir por todos Paz, Alegria, Perdão,
Esperança, dinamismo, um pouco mais de calor,
Uma palavra sincera, presença feita de amor!
Então pensei: não é fácil ser Natal p’ra toda a gente!
Mas só de pensar assim senti-me logo diferente.
Vou preparar o Natal com cuidado e com jeitinho,
Com um olhar de criança, carregado de carinho.
Quero que seja Natal a sério na minha vida
Para que toda esta gente não fique desiludida.
Se eu for NATAL de verdade tudo pode acontecer:
Verei então mil presépios onde Jesus vai nascer!

In, A Estrela do mar… de Ir. Alda Maria Rego MRSCJ

JOVENS CATÓLICOS FM

programa de rádio


A Equipa da Pastoral Juvenil da nossa Ouvidoria de São Jorge tem um programa de Rádio na Emissora da Rádio Lumena que transmite às quintas-feiras a partir das 17:30 horas com repetição aos domingos às 14 horas.

CANTATA DE NATAL


Na Igreja Matriz da Calheta haverá uma Cantata de Natal oferecida pela Câmara Municipal, a toda a população, no dia 21 de Dezembro pelas 20:30 horas
Na Igreja da Urzelina haverá, também, a mesma Cantata de Natal no dia 19 de Dezembro oferecida pela Junta de Freguesia e alguns particulares, pelas 20:00 horas.
Convida-se todas as pessoas a assistirem a este evento que acontece poucas vezes nesta Ilha.

EXPOSIÇÕES

DA ESCOLA DA CALHETA NA IGREJA DA CALHETA


Na Igreja Matriz da Calheta encontram-se expostos os trabalhos sobre a Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, feitos pelos alunos no dia 10 de Dezembro para comemorar os 60 anos da assinatura dos Direitos Humanos pela maioria dos países do mundo. A partir do dia 18 deste mês estarão, numa das naves da Igreja Matriz, os trabalhos sobre o tema “Natal Ecológico”. Esta é uma forma de mostrar à comunidade o resultado de alguns dos trabalhos realizados pelos nossos alunos.


INFORMAÇÕES


FESTA DE SÃO LÁZARO


15 de Dezembro - Confissões a partir das 16 horas seguida de Eucaristia.

16 de Dezembro - Eucaristia às 18 horas.

17 de Dezembro - Eucaristia de festa às 15 horas seguida de Procissão.

CONFISSÕES PARA O NATAL


BISCOITOS No dia 18 de Dezembro às 16 horas.

BEIRA No dia 18 de Dezembro às 17 horas.

NORTE GRANDE No dia 19 de Dezembro às 14 horas.

SANTO ANTÓNIO No dia 19 de Dezembro às 14 horas.

RIBEIRA SECA No dia 19 de Dezembro às 18 horas.

URZELINA No dia 21 de Dezembro às 17 horas.

RIBEIRA DO NABO No dia 21 de Dezembro às 17 horas.

REUNIÃO DA L.I.A.M.


Na próxima terça-feira, dia 16 de Dezembro, haverá reunião para o Núcleo da L.I.A.M. da Ribeira Seca pelas 16 horas, na sala de trabalho do Passal.

ELEIÇÕES PARA O CONSELHO ADMINISTRATIVO DO NORTE PEQUENO


Na paróquia do Norte Pequeno vamos realizar eleições para o Conselho Administrativo. Estará, numa mesa, junto à porta de entrada uma lista com 8 nomes. Cada casal deve votar em 4 dos 8 nomes propostos e os 4 mais votados ficarão a constituir o próximo Conselho Administrativo. As listas devem ser levadas para casa no domingo e depositadas na urna que se encontra ao fundo da Igreja até ao dia de São Lázaro, festa do padroeiro da paróquia.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_358_14Dez.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas