Nº 361

primeira página


Ai está o Novo Ano com as suas esperanças. Cheio de projectos e sonhos.
Todos queremos que o ano seja pródigo em coisas boas, que nos realizem como pessoas e dê muita alegria e felicidade. Eram estes os votos que fomos desejando e ouvindo, também, dos nossos familiares e amigos.
Cada um sabe o que mais precisa e transporta em desejos e sonhos para este ano e é muito bom que assim seja. Todos temos direito a sonhar e a querer o melhor. Os nossos sonhos e desejos devem levar, também, a marca da paciência, ou seja, não querermos tudo de um dia para o outro e, para além disso, sabermos que o empenho, trabalho e persistência são uma receita que combina muito bem com os nossos desejos. O que não diz nada é o desânimo, a derrota, deixar-se levar pelos mínimos obstáculos e dificuldades que sempre acompanham a vida de cada um e de todos.
A resignação não condiz com o desejo de sonhar e de querer mais e melhor. Ela leva à inércia e ao arrastar dos projectos e é contrária à vida nova, vida dedicada e mergulhada na transformação do mundo que nos rodeia.
É necessário começar o Ano Novo com muito amor. O amor é bálsamo na vida. Ajuda a transformar aquelas coisas menos boas que temos em nós próprios e que encontramos nos que convivem connosco. Deixar no ano velho mágoas, tristezas, desilusões, desânimos e trazer um coração cheio de coisas que realizam mesmo que seja um sorriso, um olhar de compreensão e entendimento, a vontade de ajudar a felicidade do que contigo vive e os que vais encontrar na história do teu caminhar.
É um Ano em que se deve olhar para aquelas pequenas coisas que já se deixou de prestar atenção por causa do trabalho e a ocupação demasiada das “coisas” : o filho a quem não se dedica o tempo necessário para saber dos seus sonhos e projectos, as suas dificuldades, a esposa ou o marido que não se olhou com ternura e amor, aquele abraço que não se dá e que também faz falta ou o sorriso que não se tem pelo tempo demasiado ocupado.
Ano Novo para saborear a vida que nos foi dada pelo Bom Criador. Agradecer-Lhe a família, as pessoas que amas, o trabalho, o tempo de convívio e distracção. Procurar saborear a vida. Esta que está a decorrer agora com as suas alegrias e tristezas e que é a vida que me foi dada e que te é dada.
Obrigado ó Bom Deus pelo este Novo Ano e pelos sonhos e desejos que guardo para nele realizar.

Pe. Manuel Santos

EPIFANIA DO SENHOR

tema


A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projecto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.

A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.

No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n’O com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-n’O como “o Senhor”. A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem excepção.

A segunda leitura apresenta o projecto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.

(Dehonianos)

CAMINHA

para meditar


Vai serenamente, de fronte erguida,
Como a proa de um navio rasgando as ondas…
Do mesmo modo rasga os ventos
Mesmo que sejam contrários…

Caminha!
Mas não sejas indiferente àquilo que te rodeia…
Vai de olhos abertos
E deixa-os girar em redor de ti
Pois, crê que existem escolhos
E não sabes em que direcção os encontrarás!

Sê humano.
Se o fores encontrarás força e confiança
E saberás captar a dos outros…
Mesmo a dos indiferentes!
Dá o exemplo subindo a montanha…
Mas deixa visível a tua caminhada
Para que os outros atrás de ti,
Não se percam no caminho.

Que a tua vida
Certa, laboriosa e fatigada
Seja uma sinfonia de amor
Que apeteça ouvir e cantar…
Não cortes relações com o mundo.
Aceita-o. E, se puderes,
Molda-o um pouco
Porque toda a pessoa é feita de barro!

(Autor desconhecido)

A COR DOS OLHOS

conto237


O pai chegou casa, vindo do trabalho, pegou no jornal, ligou a televisão e foi sentar-se no sofá.
Estava ele a ler o jornal, quando a sua filha mais nova o interrompeu para lhe perguntar:
- Pai, por que é que a mãe tem os olhos verdes?
Ele ficou sem saber que resposta dar a uma pergunta tão inesperada. Pensou uns instantes e disse carinhosamente:
- Que pergunta! Porque não são de outra cor.
Contudo, esse pai sentiu-se humilhado e envergonhado, pois nunca se tinha preocupado em saber sequer a cor dos olhos da sua esposa. A sua filha mais nova sabia mais do que ele!
Fechou o jornal e pôs-se a meditar: « Como é possível conviver dez anos com uma pessoa e não saber a cor dos olhos? Se nunca fixei bem os seus olhos, será que conheço o que lhe vai dentro do coração? Sempre ouvi dizer que os olhos são o espelho da alma».
Quando a esposa chegou a casa, levantou-te, sorri para ela, olhos nos olhos e beijou-a. Ela, muito admirada, perguntou:
- Que aconteceu?
Ele respondeu:
- Nada de especial. Como é que te correu o dia?
Mas essa mãe foi percebendo, dia após dia, que o amor do marido era mais visível em atitudes e palavras. No dia de anos, até lhe disse:
- Que lindos são os teus olhos verdes!

In Toma e Lê de Pedrosa Ferreira


INFORMAÇÕES


FAJÃ DOS VIMES


Beija Pé do Menino Jesus - 168,€
Cortejo de Oferendas - 1.010,30€

AGRADECIMENTO DA COMISSÃO ADMINISTRATIVA DOS BISCOITOS


Ao chegar ao fim do seu mandato, a Comissão Administrava da Igreja dos Biscoitos agradece a todos os que os ajudaram, contribuindo com o seu trabalho e dedicação ao longo destes anos. De uma forma especial, agradece ao Sr. António Ávila Brasil e esposa por terem cuidado da iluminação do Santíssimo bem como a abertura e fecho da Igreja, à Sr.ª Leónia Martins Rocha por zelar pela limpeza das alfaias religiosas, aos grupos de ornamentação e limpeza e a todos os sacerdotes que celebraram a Eucaristia.
Apesar das limitação orçamentais tentaram fazer o seu melhor, reconhecendo que muito há ainda para ser feito.
Era intenção da comissão fazer a substituição das portas da Igreja, tendo para isso sido pedido um apoio ao Governo Regional que informou que atenderá ao pedido durante este ano.
A toda a população os nossos agradecimentos: Luís Rocha, Emanuel Matos, Aldora Brasil e Idalina Lopes.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_361_04.01.09.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas