Nº 369

É TEMPO...

primeira página



Entramos na Quaresma, que deve ser um tempo rico em proximidade com o nosso Deus.
Não fixemos tanto a nossa atenção na lista de pecados de que fomos habituados a falar ou a examinar a vida, mas deixemos penetrar a bondade e o amor de Deus Pai em tudo aquilo que fazemos.
É tempo de deixar aquilo que paralisa a vida e entrar no dinamismo da água refrescante que purifica e enriquece quem se aproxima d’Aquele que pode saciar toda a sede de felicidade. É tempo de ouvir: «dá-me dessa água…» que sacia o «deserto» infértil e escaldante que precisa da presença amiga e amorosa de quem pode saciar todos os que se aproximam para se refrescarem na fonte que não tem fim e que jorra para a felicidade definitiva.
É tempo de olhar o essencial da vida que se pode encontrar na beleza de um sorriso amigo, na mão que se estende para ser ajuda, carinho, compreensão, na voz que sussurra a alegria do encontro e da compreensão que quer ser ajuda no sofrimento e na adversidade, os passos que se tornam próximos e que se põem a caminho nas deambulações da vida.
É tempo de olhar com os olhos do coração para se amar de verdade e não vivermos uma vida hipócrita e fingida. Tempo de transparência e sinceridade. Jesus é decisivo e “violento” para com os hipócritas que têm o coração cheio de malvadez.
É tempo de ter vontade de subir, ir mais alto, inquietar e incomodar; primeiro o próprio comodismo e o «não te rales»; «não te incomodes»; o reino de Deus é feito de conquistas provadas na entrega decidida por um sonho que vale a pena ser vivido.
É tempo de reconhecer a importância do perdão que é o antídoto para todas as fraquezas que nos empobrecem, e magoam os que nos são próximos.
É tempo de ter vontade de retomar o caminho que conduz à amizade com os outros, sabendo que as coisas não vão ser fáceis e nem sempre da afeição mais favorável. Tempo de criar laços de amizade; pontes entre as margens que aproximam e não muros que separam e impedem a alegria do encontro.
É tempo de reencontrar a comunidade. Lá onde tudo se torna mais sério, mais comprometido porque já não sou só eu a caminhar. São os meus irmão que me acompanham e que são a ajuda para as minhas fragilidades.
Quaresma é tempo de encontro amoroso com Deus que nos quer bem e felizes, que olha ao nosso coração para o transformar.

Pe. Manuel Santos

I DOMINGO DA QUARESMA

tema



No primeiro Domingo do Tempo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.

A primeira leitura é um extracto da história do dilúvio. Diz-nos que Jahwéh, depois de eliminar o pecado que escraviza o homem e que corrompe o mundo, depõe o seu “arco de guerra”, vem ao encontro do homem, faz com ele uma Aliança incondicional de paz. A acção de Deus destina-se a fazer nascer uma nova humanidade, que percorra os caminhos do amor, da justiça, da vida verdadeira.

No Evangelho, Jesus mostra-nos como a renúncia a caminhos de egoísmo e de pecado e a aceitação dos projectos de Deus está na origem do nascimento desse mundo novo que Deus quer oferecer a todos os homens (o “Reino de Deus”). Aos seus discípulos Jesus pede – para que possam fazer parte da comunidade do “Reino” – a conversão e a adesão à Boa Nova que Ele próprio veio propor.

Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de Pedro recorda que, pelo Baptismo, os cristãos aderiram a Cristo e à salvação que Ele veio oferecer. Comprometeram-se, portanto, a seguir Jesus no caminho do amor, do serviço, do dom da vida; e, envolvidos nesse dinamismo de vida e de salvação que brota de Jesus, tornaram-se o princípio de uma nova humanidade.

(Dehonianos)

A UTILIDADE D0 TEMPO

para meditar



Procura tempo para pensar,
É a fonte do poder.
Procura tempo para ler ,
É a fonte da inteligência.
Procura tempo para orar,
É a maior força sobre a terra.
Procura tempo para amar e ser amado,
É o privilégio que Deus concede a cada um.
Procura tempo para servir,
É o caminho da bondade.
Procura tempo para rir,
É a música do espírito.
Procura tempo para dar,
Um dia é demasiado curto para ser egoísta.
Procura tempo para trabalhar,
É o preço do sucesso.

Ó Deus, Tu és o meu Deus! Anseio por ti!

Do blogue Jovens e Missão

OS COMENTÁRIOS

conto 244



Numa tarde de Domingo, viajava num comboio uma jovem de uns vinte anos, vestida com simplicidade, com aspecto de quem estava cansada e cheia de sono. Aproveitou para dormir.
Ao lado, viajavam uma senhoras elegantes que regressavam de uma festa de aniversário.
Uma delas não gostava de estar ao lado da jovem e disse em voz baixa para as outras:
- Esta deve ser uma dessas jovens que abandonou o marido e os filhos.
As outras continuaram no mesmo tom, sussurrando:
- Talvez seja uma drogada que anda por aí pelas ruas, sozinha.
E continuaram os comentários:
- Deve ser uma dessas jovens emigrantes em busca de trabalho.
Foi então que o comboio parou e a jovem acordou. Encontrou-se com caras de poucos amigos. Sorriu, saudou essas mulheres e disse-lhes:
- Desculpem se vos incomodei. Estive todo o fim-de-semana com crianças deficientes, que me deixaram muito cansada. Mas gosto de ser voluntária, de ajudar por amor aos necessitados.

In TUTTI FRUTTI de Pedrosa Ferreira


INFORMAÇÕES


ADORAÇÃO EUCARÍSTICA NAS MANADAS


Na próxima quinta-feira, dia 5 de Março, haverá confissões a partir das 17:30; às 18 horas Eucaristia e às 18:30 Exposição do Santíssimo.

1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS NA CALHETA


No próximo dia 6 de Março, primeira sexta-feira do mês, o Santíssimo estará exposto entre as 17h e as 18h seguindo-se a Eucaristia.

1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS NA RIBEIRA SECA


No próximo dia 6 de Março, primeira sexta-feira do mês, o Santíssimo estará exposto entre as 17h e as 18h seguindo-se a Eucaristia.

FÁTIMA: «MILAGRE DO SOL» CHEGA AO CINEMA


Encontra-se já em fase de pós-produção o filme "O 13.º Dia. Um milagre em Fátima", de Ian e Dominic Higgins, que retrata o fenómeno das aparições de Nossa Senhora em Fátima aos três Pastorinhos. A obra deve estrear ainda em 2009.
Os realizadores independentes apresentam os acontecimentos de Maio a Outubro de 1917 no contexto das perseguições religiosas da I República e da I Guerra Mundial, falando da mensagem de esperança entregue às três crianças.
Na Internet encontra-se já disponível o trailer do filme no sítio oficial: www.the13thday.com.
(in Agência Ecclesia)


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_369_01.03.09.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas