Nº 371

CÁRITAS

primeira página



Para o Dia Nacional da Cáritas, que ocorre este Domingo, foi escolhida a ideia força: “Se não tiver caridade nada sou”.
São Paulo deixou-nos um dos mais belos textos da humanidade no chamado “Hino da Caridade”
“A caridade é paciente, a caridade é benigna, não é invejosa; a caridade não se ufana; não se ensoberbece, não é inconveniente, não procura o seu interesse, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade nunca acabará.” ( ICor. 13, 4-8)
Fiquem para sempre gravadas em nós estas palavras de São Paulo e vivamos a caridade no nosso dia-a-dia.
O tempo que estamos a viver é considerado difícil e de crise. Pelo que lemos, ouvimos e vamos sentindo entre nós, é necessário criar uma maior sensibilização aos problemas que são emergentes na nossa civilização.
“A Cáritas é um serviço da Igreja destinado a desenvolver a acção social e tem por missão satisfazer as necessidades de ordem económica”. Este é um aspecto da vida das nossas comunidades que tem sido difícil de pôr a funcionar no terreno. Costumamos dizer que o serviço sócio-caritativo é o parente pobre da igreja. Ou seja, existem poucos ou nenhuns movimentos paroquiais com estas características.
A Cáritas como os movimentos que a ela se assemelham não têm por missão só o aspecto material. Há outras necessidades que devem ser tidas em conta e que, muitas vezes, são mais importantes do que esta. A riqueza de um sorriso, de um tempo de escuta, de uma palavra amiga e compreensiva, de uma orientação para a vida, são de extrema necessidade nesta época de tanta pobreza material certamente, mas, também, humana, social, relacional… Uma vez ultrapassadas estas, mais facilmente se enfrentam e vencem aquelas.
Neste dia da Cáritas pensemos um pouco nas necessidades próprias e nas dos irmãos.


III DOMINGO DA QUARESMA

tema



A liturgia do 3º Domingo da Quaresma dá-nos conta da eterna preocupação de Deus em conduzir os homens ao encontro da vida nova. Nesse sentido, a Palavra de Deus que nos é proposta apresenta sugestões diversas de conversão e de renovação.
Na primeira leitura, Deus oferece-nos um conjunto de indicações (“mandamentos”) que devem balizar a nossa caminhada pela vida. São indicações que dizem respeito às duas dimensões fundamentais da nossa existência: a nossa relação com Deus e a nossa relação com os irmãos.
Na segunda leitura, o apóstolo Paulo sugere-nos uma conversão à lógica de Deus… É preciso que descubramos que a salvação, a vida plena, a felicidade sem fim não está numa lógica de poder, de autoridade, de riqueza, de importância, mas está na lógica da cruz – isto é, no amor total, no dom da vida até às últimas consequências, no serviço simples e humilde aos irmãos.
No Evangelho, Jesus apresenta-Se como o “Novo Templo” onde Deus Se revela aos homens e lhes oferece o seu amor. Convida-nos a olhar para Jesus e a descobrir nas suas indicações, no seu anúncio, no seu “Evangelho” essa proposta de vida nova que Deus nos quer apresentar.

(Dehonianos)

DÁ QUE PENSAR, NÃO DÁ?

Para Meditar



Contempla esta foto por uns instantes. Foi tirada por Cassini-Juygens, uma nave espacial não tripulada, em 2004, ao chegar aos anéis de Saturno.

Nesse pontinho azul, estamos todos.
Todas as nossas guerras…
Todos os nossos problemas…
Toda a nossa grandeza e toda a nossa miséria…
Toda a nossa tecnologia, a nossa arte, os nossos feitos…
Todas as civilizações, toda a fauna e flora…
Todas as raças, todas as religiões…
Todos os governos, países e estados…
Todo o nosso amor… e o nosso ódio…
Seis mil milhões de almas em constante convulsão…

Dá que pensar, não dá?
Se quiséssemos, poderíamos tomar esta fotografia como uma lição de humildade…
E como uma dupla mensagem: por um lado, da nossa pequenez no universo, do irrelevante que são os nossos problemas e diferenças, quando os vemos a esta escala…
Mas por outro lado, do frágil que o nosso planeta parece, e da importância de cuidarmos deste pontinho azul, …pois é o único lugar que temos.

Pensa nisto…
O nosso mundo é belo!


Do blogue Jovens e Missão

A VISITA DIÁRIA

Conto(246)



Uma vez um sacerdote entrou numa igreja ao meio-dia. Viu entrar um homem com a barba por fazer e roupa pobre. Ajoelhou-se, inclinou a cabeça, levantou-se imediatamente e foi-se embora.
Nos dias seguintes, o mesmo homem passava pela igreja ao meio-
-dia e fazia essa rápida visita.
O sacerdote, pela sua maneira de vestir, começou a pensar que seria um ladrão. Por isso, um dia colocou-se à saída e perguntou-lhe:
- Que faz aqui?
O homem explicou que trabalhava numa fábrica ali perto, tinha meia hora para comer e aproveitava desse tempo uns instantes para rezar. E disse:
- Como tenho pouco tempo, ajoelho-me e digo a Jesus apenas isto: «Venho aqui apenas te ver. Sei que és muito meu amigo!»
O sacerdote, muito admirado, disse a esse homem que fazia muito bem e que podia entrar na igreja sempre que quisesse.
Esse homem chamado João continuou a passar pela igreja todos os dias de trabalho, ao meio-dia
Certo dia, porém, o sacerdote verificou que esse pobre homem deixou de vir à igreja. Os dias passavam e ele cada vez se admirava mais da sua ausência. Foi então à fábrica perguntar por ele. Disseram-lhe que estava no hospital.
O sacerdote foi visitá-lo. As enfermeiras disseram-lhe que, apesar de ninguém o vir visitar, esse doente estava sempre contente e contagiava os outros doentes com a sua alegria.
O doente, ao escutar a enfermeira a dizer que ninguém o visitava, respondeu:
- Não é verdade. Todos os dias tenho uma visita muito importante. Entra e diz: «Venho aqui apenas para te ver. Sei que és meu amigo!» E sai
O sacerdote perguntou:
- E quem é essa pessoa importante?
- É Jesus, a quem eu visitava todos os dias na sua igreja.

In CONTOS+MENSAGENS de Pedrosa Ferreira


INFORMAÇÕES



LIAM


Na terça-feira na Ribeira Seca, a seguir à Eucaristia, haverá um encontro com o Missionário Pe. José Gaspar que costuma vir à Ilha fazer uma sensibilização para as Missões, este encontro é para todos os que quiserem participar.

REUNIÃO DE CATEQUISTAS


Na quarta-feira, às 20 horas, haverá reunião para os catequistas da Ribeira Seca no passal.

ENCONTROS PARA O DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Como preparação para o Dia Mundial da Juventude (DMJ) vamos percorrer todas as paróquias da ilha. À hora marcada vamos estar na Igreja de cada paróquia e aí realizar um encontro preparatório. Estes encontros destinam-se aos jovens de cada paróquia, mas podem participar todas as pessoas que desejarem fazê-lo.
As próximas paróquias a receber os encontros são:
20 MARÇO Sexta-feira - 20h00 Urzelina; 21 MARÇO Sábado - 19h00 Santo Amaro; 21h00 Velas; 22 Março Domingo - 19h00 Rosais, 21h00 Santo António.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_371_15.03.09.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas