Nº 372

SER PAI…

primeira página



Ser pai é dom, dádiva, bem precioso.
Ser pai é gerar vida e continuar a alicerçar essa vida com carinho, ternura e amor.
Ser pai é poder ver a vida cheia de esperança num mundo que é acolhido por quem gerou e acreditar que a felicidade é possível.
Ser pai é partilha de sonhos e alegrias, é ter confiança num mundo que pode ser transformado pelo esforço e vontade de quem luta por algo capaz de transformar o coração do Homem em harmonia e paz com tudo e todos.
Ser pai é abrir caminhos para os filhos, mesmo quando se encontram encruzilhadas difíceis e incompreensíveis. É força de vontade de lutar no meio de sacrifícios e incompreensões. É saber transformar as lágrimas, que são pão amassado no sofrimento, em bem gerador de mais vida e felicidade.
Ser pai é poder estar à mesa e repartir o pão que é sustento da força e crescimento do fruto que se deseja transformado em vida capaz de recriar este mundo necessitado da graça e do amor de pai.
Ser pai não pode ser vaidade nem irresponsabilidade mas virtude, bem e verdade de uma vida partilhada e querida com amor.
Ser pai é corresponder à nobre missão que lhe foi confiada e sentir que o mundo depende da sua responsabilidade e esforço.
Ser pai é ser sinal de transformação, de amor, de alegria, de vida aos filhos que esperam um sorriso, um abraço, um beijo, um carinho. É poder estar presente na vida e crescimento de quem se gerou para o mundo.
Ser pai é saber conduzir os filhos pelos caminhos que dignificam e tornam a pessoa mais pessoa e não os deixar à deriva, ao abandono, à sorte dos acontecimentos e das banalidades do mundo. É saber que a educação depende do exemplo que se dá não só em casa mas, também, na sociedade.
Ser pai é poder brincar, é sorrir com as conquistas e crescimento dos filhos, é cantar uma canção e rir com a alegria que foi capaz de proporcionar.
Ser pai é mais do que estar ao lado a ver o filho crescer. É caminhada amorosa com o fruto sonhado e querido em sintonia harmoniosa de corpo e alma. É ajudar no crescimento alegre e feliz de quem se reconhece construtor de um mundo melhor.
Ser pai é belo e o mundo precisa de bons pais.


IV DOMINGO DA QUARESMA

tema



A liturgia do 4º Domingo da Quaresma garante-nos que Deus nos oferece, de forma totalmente gratuita e incondicional, a vida eterna.

A primeira leitura diz-nos que, quando o homem prescinde de Deus e escolhe caminhos de egoísmo e de auto-suficiência, está a construir um futuro marcado por horizontes de dor e de morte. No entanto, diz o autor do Livro das Crónicas, Deus dá sempre ao seu Povo outra possibilidade de recomeçar, de refazer o caminho da esperança e da vida nova.

A segunda leitura ensina que Deus ama o homem com um amor total, incondicional, desmedido; é esse amor que levanta o homem da sua condição de finitude e debilidade e que lhe oferece esse mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim que está no horizonte final da nossa existência.

No Evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal forma que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna. Somos convidados a olhar para Jesus, a aprender com Ele a lição do amor total, a percorrer com Ele o caminho da entrega e do dom da vida. É esse o caminho da salvação, da vida plena e definitiva.

(Dehonianos)

QUASE ACREDITEI

para meditar



Quase acreditei que não era nada,
ao me tratarem como nada.
Quase acreditei que não seria capaz,
quando não me chamavam, por acharem que eu não era capaz.
Quase acreditei que não sabia,
quando não me perguntavam por acharem que eu não sabia.
Quase acreditei ser diferente entre tantos iguais,
entre tantos capazes e sabidos, entre tantos que eram chamados e escolhidos.
Quase acreditei estar de fora quando me deixavam de fora
porque...que falta fazia?
E de quase acreditar, adoeci;
busquei ajuda com doutores, mestres, magos e querubins.
Procurei a cura em toda parte e ela estava tão perto de mim.
Me ensinaram a olhar para dentro de mim mesmo
e perceber que sou exactamente,
como os iguais que me faziam diferente.
E acreditei profundamente em mim.
E tenho como dívida com a vida
fazer com que cada ser humano
se perceba, se ame, se admire de si mesmo,
como verdadeira fonte de riqueza.
Foi assim que cresci: acreditando
sou exactamente do tamanho de cada ser humano.
E por acreditar perdi o medo de dizer, de falar, participar e até de cometer enganos.
E se errar? Paciência, continuo vivendo, e por isso aprendendo.

PORQUE ERRAR É HUMANO...

Anónimo

O PRINCIPEZINHO E O ESPELHO

conto 247



Era uma vez um principezinho muito rico mas que, a um certo momento, começou a sentir-se triste. Queixava-se da solidão. Sentia-se muito só.
O pai tratava-o muito bem e dava-lhe tudo o que ele desejava. Tinha o seu quarto no palácio cheio dos melhores e mais ricos brinquedos. À mesa, as comidas eram deliciosas. Havia espelhos por todo o lado.
Passava grande parte do seu tempo numa sala do palácio cuja janela dava para a cidade. Para que estivesse protegido dos raios solares e também do frio, o rei mandou revestir a vidraça da janela com uma placa de prata. É evidente que o principezinho não podia ver nada do que se passava na praça da cidade.
O pequeno príncipe estava cada vez pior; cada vez mais triste e só. Foram consultados os melhores médicos, mas nada conseguiram.
Finalmente, foi consultado um sábio famoso. Este, depois de entrar no palácio e ter saudado o rei, ficou com o principezinho na sala, junto da janela revestida de prata.
Convidou então o jovem a olhar para fora e perguntou-lhe:
- O que vês?
Ele respondeu:
- Vejo o meu rosto, como se fosse num espelho.
Em seguida, o sábio retirou a placa de prata que revestia a vidraça e perguntou de novo:
- Agora, que vês?
O principezinho respondeu:
- Vejo a praça e o povo a passear de um lado para o outro.
O sábio disse-lhe:
- Entendeste? Quando a prata se interpõe entre ti e as pessoas, só te vês a ti, nada mais que a ti. A prata simboliza as coisas, as riquezas. Se não pensares tanto em coisas, mas sobretudo nas pessoas, e fores ao seu encontro, estabelecendo com elas uma relação saudável, viverás feliz.

In CONTOS+MENSAGEM de Pedrosa Ferreira


INFORMAÇÕES



MUSEU FRANCISCO LACERDA


Encontra-se uma exposição de Fotografia no Museu Francisco Lacerda, na Calheta, designada por “Memórias”, da autoria de Ruben Pamplona, até ao dia 31 de Março de 2009. O Museu agradece a visita de todos.

ENCONTROS PARA O DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE


As próximas paróquias a receber os encontros para o Dia Mundial da Juventude são:
27 MARÇO Sexta-feira - 20h00 Norte Grande; 28 MARÇO Sábado - 18h00 Norte Pequeno; 20h00 Santo Antão. Mais informações em pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

VIA SACRA NA RIBEIRA SECA


No próximo Domingo, dia 29 de Março pelas 18 horas, a catequese da Ribeira Seca vai fazer uma Via-Sacra com início na Canada de São Bartolomeu até à Igreja Paroquial. Todos são convidados a participar nesta caminhada que recorda os passos de Cristo.

MUDANÇA DA HORA


No próximo fim de semana a hora muda. De Sábado para Domingo os relógios devem ser adiantados sessenta minutos.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_372_-_22.03.09.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas