Nº 373

DIA DO DOENTE

primeira página



O dia do doente na nossa Diocese é celebrado no V Domingo da Quaresma. Ao contrário das outras Dioceses e mesmo a nível mundial em que se celebra no dia 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes.
É um dia que nos faz pensar na fragilidade da vida humana. Todos somos frágeis e por isso, sujeitos à doença e ao sofrimento.
Enquanto temos saúde somos levados a pensar que a doença não nos vai tocar e vamos fazendo a vida como se tudo nos fosse permitido. Esquecemos que a vida nos foi confiada para a respeitarmos e dela cuidarmos. A vida é dom de Deus e devemos ser-Lhe grato pelo que nos deu gratuitamente, não para a desleixarmos mas para que a possamos respeitar e enriquecer.
Quando falamos em doentes pensamos em pessoas acamadas e nos que estão no fim da vida, os moribundos, e esquecemos muitos que têm doenças crónicas, nas crianças que nascem com doenças por vezes difíceis e que têm pela frente uma vida longa de dor e sofrimento. Crianças que carregam a cruz toda a vida. Há, ainda, aquelas que carregam a dor e o sofrimento que são consequência de guerras e conflitos. Crianças que andam nas ruas abandonadas de todos, até dos próprios pais, sujeitas à fome e ao frio.
Aquelas que são arrancadas aos seus pais por motivos de desentendimentos e autoritarismo de uns poucos. Aquelas que ficam sem os seus pais e de quem cuide delas e vivem na tristeza e falta de confiança e de objectivos num futuro melhor.
Por vezes olha-se para o doente e não se tem uma atitude de carinho, de aproximação, de relação. Ao cristão compete tomar a atitude que Cristo tomou: aproximar-se com compaixão, tocar, falar e ajudar a levantar do sofrimento e da dor com proximidade e presença amiga.
É necessário criar condições de aceitação e de dignificação da pessoa doente. Não rotularmos ninguém de inválido, de incapaz, de doentinho. Toda a vida tem valor.
Deus quer-nos saudáveis e felizes.

Pe. Manuel Santos

V DOMINGO DA QUARESMA

tema



Na liturgia do 5º Domingo Comum ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva. A Palavra de Deus garante-nos que a salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta dos projectos de Deus e na doação total aos irmãos.

Na primeira leitura, Jahwéh apresenta a Israel a proposta de uma nova Aliança. Essa Aliança implica que Deus mude o coração do Povo, pois só com um coração transformado o homem será capaz de pensar, de decidir e de agir de acordo com as propostas de Deus.

A segunda leitura apresenta-nos Jesus Cristo, o sumo-sacerdote da nova Aliança, que Se solidariza com os homens e lhes aponta o caminho da salvação. Esse caminho (e que é o mesmo caminho que Jesus seguiu) passa por viver no diálogo com Deus, na descoberta dos seus desafios e propostas, na obediência radical aos seus projectos.

O Evangelho convida-nos a olhar para Jesus, a aprender com Ele, a segui-l’O no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer.

(Dehonianos)

FELIZES OS QUE SABEM SOFRER

para meditar



Se há lágrimas no teu caminho,
sabe chorá-las, sabe aceitá-las!
Transforma-as em pérolas finas,
que ornem teu rosto
e valorizem a vida…

Se há lágrimas no teu caminho,
sabe chorá-las sem desespero!
Sabe acolhê-las, como rosas brancas
que a dor desfolhou ternamente
para florir teus passos…

Se há lágrimas no teu caminho,
sabe chorá-las: convertê-las
em orvalho celeste, fecundante;
em tons de sombra
para pintar teu quadro;
em tinta violácea
para escrever teu poema…

Se há lágrimas no teu caminho,
sabe chorá-las: sublimá-las
em sangue ardente,
que redima faltas,
que tonifique a alma, que revitalize a vida
para caminhar em frente!...

Mário Salgueirinho

A RECEITA

conto 248



Os pais lamentavam-se por causa dos seus dois filhos.
O mais velho tinha terminado o curso universitário, mas passava o dia em casa a queixar-se que não conseguia arranjar emprego. Não fazia nada em casa nem fora de casa. Vivia à custa dos pais, gastando muito nas festas com os amigos.
O mais novo andava de muletas desde a operação que tinha feito há seis anos. Já lhe tinham dito que as deixasse e ganhasse confiança em si próprio, mas ele mantinha-se agarrado às muletas.
Os pais, preocupados com o futuro dos filhos, pediram conselho a um médico amigo. Este disse-lhes:
- Quanto ao mais velho, não lhe deis dinheiro. Ele que trabalhe para ganhar. E quanto ao mais novo, tirai-lhe as muletas.
Eles assim fizeram. Custou-lhes um pouco fazer-lhes esta exigência. Mas, passado algum tempo, foram agradecer ao médico:
- Os nossos filhos estão bem. Obrigado pela receita que nos deu.
O médico concluiu:
- A exigência também é medicina.

In TUTTI FRUTTI de Pedrosa Ferreira


DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE



PROGRAMA:
09H45 Concentração
10H00 Acolhimento
11H00 Cartas de São Paulo
12H00 Caminhada de Ramos
12H30 Eucaristia
13H30 Almoço Partilhado
14H30 I Festival DMJ
16H30 Encerramento

TRANSPORTES: Os jovens que precisarem de transporte, poderão recorrer aos autocarros que a Ouvidoria irá disponibilizar na ida e no regresso. É conveniente que cada paróquia dê uma estimativa do número de jovens que necessitam de transporte até terça-feira, dia 31 de Março, para providenciarmos transporte para todos.
Informamos os dois percursos previstos:

Percurso 1: 8h15 Rosais - 8h30 Velas - 8h40 Beira - 8h50 Santo Amaro - 9h00 Boa Hora - 9h05 Urzelina - 9h10 Manadas - 9h25 Biscoitos - Santo Antão

Percurso 2:8h30 Santo António - 8h40 Norte Grande - 8h50 - Norte Pequeno - 9h05 Calheta - 09h15 Ribeira Seca - Santo Antão

Para ambos os percursos, os jovens deverão aguardar o autocarro, à hora marcada, em frente à Igreja Paroquial.

Para mais informações consulte:
Blog: pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

e-mail: pe.maiato@xtofm.com
Telemóvel: 919577295

CONFISSÕES MANADAS


Dia 2 de Abril às 18 horas.



Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_373_29.03.09.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas