Nº 345

INOVAR

primeira página



A partir desta semana a Carta Familiar passa a ter um novo sítio na Internet. Temos a intenção de servir mais e melhor dando mais informação aos nossos leitores e visitantes. Não somos peritos nem na escrita, nem na informática, por isso, o nosso trabalho é muito limitado mas feito com boa intenção.
Agora para além dos vários artigos poderem ser lidos directamente na página, também, vai ser possível fazer o download da Carta em que se consegue um exemplar desta tal como é distribuída nas Igrejas.
No topo da página encontram-se fotografias das várias Igrejas onde a Carta Familiar é distribuída, abaixo podem ser consultadas as edições anteriores, a seguir há um local dedicado a fotografias onde temos a intenção de colocar fotografias de acontecimentos, igrejas, imagens das paróquias e da Ilha, depois há o livro de visitas onde se pode deixar comentários, logo a seguir vêm os contactos e por fim, alguns links. Terá a agenda dos acontecimentos pastorais mais importantes, como festas e outros eventos, de seguida vem o destaque, que este ano será dedicado a São Paulo e também à ordenação do seminarista Hélio Nuno, de Santo António, que será ordenado presbítero no fim deste ano lectivo nesta Ilha de São Jorge. Existe, também, o H2O News onde se pode aceder a notícias e acontecimentos da Igreja Universal.
A actualização da página será semanal tal como a nossa Carta e vamos procurar estar à altura dos desejos dos nossos leitores procurando servir bem, essencialmente no espaço da evangelização que nos compete. Temos consciência de que somos poucos e com fracos recursos mas vamos procurar fazer o melhor possível para o serviço destas comunidades, da Ilha e de todos os que nos quiserem ter como amigos e companheiros de caminhada.
O jovem estudante Ricardo Jorge Azevedo Oliveira, aluno de informática na Universidade dos Açores em Ponta Delgada, foi quem construiu a página da Internet aquando do serviço da OTL realizado durante as férias.
Está assim posto em acção um desejo e um sonho que sempre tivemos para a nossa Carta e para a nossa Ilha. Vamos procurar dar o nosso melhor dentro dos nossos fracos recursos e com as limitações que temos consciência que possuímos.
O nosso Blogue vai continuar activo por mais algum tempo para depois seguir o mesmo destino que é dado aos blogues que não são actualizados.
Em menos de um ano já tínhamos quase sete mil visitantes o que nos deu mais ânimo para prosseguirmos com este trabalho. Esperamos que o novo espaço, agora criado, continue a ser visitado tanto pelos que recebem a Carta nas paróquias, bem como os nossos visitantes do Blogue, tal como os nossos emigrantes.
Às vezes ponho-me a pensar na forma que Jesus usaria para evangelizar neste tempo com esta humanidade, tão necessitada de uma palavra carregada de carinho e amor. Ele que naquele tempo usou as parábolas, discursos e a Sua própria vida para ensinar, naturalmente que um dos meios mais eficazes que teria usado para este tempo seria a Internet.
Contamos com a ajuda de Deus e de São Paulo.

Pe. Manuel Santos

FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Tema



A liturgia deste Domingo, Festa da Exaltação da Santa Cruz, convida-nos a contemplar a cruz de Jesus. Ela é a expressão suprema do amor de um Deus que veio ao nosso encontro, que aceitou partilhar a nossa humanidade, que quis fazer-se servo dos homens, que se deixou matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. Oferecendo a sua vida na cruz, em dom de amor, Jesus indicou-nos o caminho para chegar à vida plena.

A primeira leitura fala-nos de um Deus que nunca abandona o seu Povo em caminhada e que está sempre lá, ajudando-o a perceber o sem sentido das suas opções erradas e convidando-o continuamente a nunca parar nessa busca da vida e da verdadeira liberdade. A serpente de bronze levantada sobre um poste, através da qual Deus dá vida ao seu Povo e o protege das forças destruidoras que ele enfrenta ao longo da sua peregrinação pelo deserto, traduz a vontade de Deus em dar vida ao homem; e é, por outro lado, um símbolo dessa força salvífica que se derrama da cruz de Cristo - o homem levantado ao alto para dar vida a todo o mundo.

Na segunda leitura, Paulo apresenta aos crentes de Filipos uma leitura da incarnação de Cristo. Jesus, o Filho amado de Deus, prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher o caminho da obediência ao Pai e do serviço aos homens, até ao dom da vida. A cruz é a expressão máxima desse caminho e dessa opção. É esse mesmo caminho de vida que os crentes de todas as épocas e lugares são convidados a acolher e a percorrer.

No Evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal forma, que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna. Convida-nos a olhar para a cruz de Jesus, a aprender com ele a lição do amor total, a percorrer com ele o caminho da entrega e do dom da vida. É esse o caminho da salvação, da vida plena e definitiva.

(Dehonianos)


DA PALAVRA À VIDA

para meditar



Amar é aceitar depender. Aceitar livremente colocar a sua vida na dependência daqueles a quem amamos. Por isso o amor não é conquista é dádiva feita gratuitamente, sem outra intenção senão a de tornar felizes os outros."
"Somos convidados a caminhar na vida, com a serenidade dos grandes rios, que avançam majestosamente para o oceano da sua plenitude, sem que jamais encanto algum da margem os seduza, ou obstáculo algum do leito os detenha."
"A verdade é que nunca estamos sozinhos. E apesar do peso doloroso do isolamento, que por vezes temos de experimentar persegue-nos o Amor d'Aquele que nos criou e que, embora possamos duvidar, não nos abandona jamais."

O Prior: P. Carlos Paes


AS CORDAS DO VIOLINO

conto 224



Uma vez, um famoso violinista e compositor espanhol, chamado Paulo Sarasate, tocou num teatro de Madrid.

Mais uma vez o concerto foi um êxito, tal era a perfeição da sua técnica e a beleza das suas melodias tão celestiais.

A sala há muitos dias que se encontrava esgotada e, durante o tempo que durou o espectáculo musical, a sua música envolveu de tal maneira as pessoas que o silêncio era total. No final, um prolongado aplauso.

À saída do teatro, muitas pessoas esperavam por ele, a fim de o felicitarem pessoalmente ou pedirem autógrafos.

Estava por ali um mendigo, sentado no passeio da rua, arranhando também o seu violino, enquanto um chapéu no chão ia recolhendo as esmolas que iam caindo.

As pessoas passavam mas pareciam não apreciar a sua música, pois não via cair as desejadas moedas.
Sarasate, depois de saudar as pessoas, atravessou a rua, aproximou-se do mendigo e disse-lhe:
- Pode emprestar-me o seu violino?
O mendigo entregou-lho. Sarasate pegou nele e tocou mesmo ali uma peça musical.

As pessoas foram-se juntando e aplaudiram mais uma vez o famoso artista.

Tocou, em seguida, mais uma peça. Depois, pegou no chapéu do mendigo e passou com ele junto de cada uma das pessoas. O chapéu ficou cheio de moedas e de notas, que ele em seguida entregou ao mendigo.

Este, maravilhado com tudo o que estava a acontecer, chorou de emoção. Paulo Sarasate, famoso violinista, perguntou-lhe porque chorava. Respondeu:
- Estou emocionado porque o senhor extraiu do meu velho violino os sons mais belos que eu jamais ouvi em toda a minha vida. Como é possível que deste velho instrumento possam sair tão belas melodias?

In CONTOS+MENSAGEM de Pedrosa Ferreira


ALTAR DAS ALMAS DA IGREJA MATRIZ DA CALHETA

restauro



O Altar das Almas da Igreja Matriz da Calheta foi completamente restaurado. Procurou-se recuperar a pintura original. O trabalho foi feito pelo Atelier de Conservação e Restauro de Obras de Arte S. Jorge e foi financiado pela Direcção Regional da Cultura, peditório pela Calheta, festas e ofertas organizadas pelos emigrantes. A recuperação ficou em 27.414,15€
Agradecemos a todos os que contribuíram com as suas ofertas, bem como com o seu trabalho para a recuperação deste belo altar que veio valorizar mais a Igreja Matriz.
Seria bom dar continuidade a estas obras com a recuperação de outros altares embora seja um trabalho moroso e dispendioso mas com a boa vontade de todos é possível fazer mais.

Veja as FOTOS do altar, antes e depois, na galeria de fotografias


FESTA SÃO MATEUS - Urzelina



FESTA: 21.SET.08 - MISSA:17H00 - PROCISSÃO a seguir


FESTA NOSSA SENHORA DAS DORES - Fajã do Ouvidor



TRÍDUO: 17.18.19.SET.08 - TERÇO:19H30 - MISSA: 20H00

FESTA: 21.SET.08 - MISSA:13H00 - PROCISSÃO: 19H30


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_345.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas