Nº 381

BLOGUES...

primeira página


O que será um blogue?
E blogosfera? ….
Internet, site, portal… Mundo digital…
Novas Tecnologias, Novas Relações…
Muitas palavras fazem parte deste universo das novas comunicações. Não sei se esta página seria suficiente para levar todas as palavras que entraram no dia-a-dia daqueles que usam a Internet e as novas tecnologias…

Este Domingo é dedicado a este imenso mundo das Novas Tecnologias e devemos ter a preocupação de colher as mudanças que estão a entrar nas comunidades e, consequentemente, nas famílias e sociedades. Aproveitar o enriquecimento que nos dão e estar alerta para os perigos que podem trazer é obrigação de cada um e de todos.

A Igreja reconhece que esta nova forma de comunicação e de relação é fundamental para dar a conhecer Jesus Cristo e o Evangelho.
A Igreja reconhece que a forma de Evangelização deu um salto do Púlpito para a Internet. Através dela pode falar individualmente através de alguns programas e em tempo real como o Messenger, Chats e outros programas. Também pode publicar artigos que sejam lidos e meditados em qualquer parte do mundo. Este pequeno Boletim tem sido visto em muitas partes do mundo pelas entradas que vemos na nossa página da Internet.

Necessário é que estes meios sejam bem utilizados. Estejam ao serviço de todos e sirvam para criar “pontes” entre as pessoas. Cultivem a solidariedade e a amizade e não sirvam para a degradação das pessoas.

Necessário é que estes meios não sirvam para o isolamento nem alimentem o individualismo. É fácil passar muitas horas na Internet e esquecer o que à sua volta se passa. Entrar no chamado “mundo virtual” e criar um mundo distante do mundo da relação de uns com os outros. É fácil os filhos esquecerem-se do tempo quando estão à frente do computador quebrando laços de familiaridade fundamentais. Fácil chegar à instrumentalização, degradação pervertendo o verdadeiro conceito de amizade humana.

Necessário é que este novo mundo da comunicação seja utilizado na valorização e enriquecimento da pessoa humana transmitindo os valores evangélicos.

Pe. Manuel Santos

ASCENSÃO DO SENHOR

tema


A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Sugere também que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

No Evangelho, Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, ajuda-os a vencer a desilusão e o comodismo e envia-os em missão, como testemunhas do projecto de salvação de Deus. De junto do Pai, Jesus continuará a acompanhar os discípulos e, através deles, a oferecer aos homens a vida nova e definitiva.

Na primeira leitura, repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projecto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo “caminho” que Jesus percorreu. Quanto aos discípulos: eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante; mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projecto de Jesus.

A segunda leitura convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus). Devem caminhar ao encontro dessa “esperança” de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, a “cabeça” desse “corpo”. Cristo reside no seu “corpo” que é a Igreja; e é nela que se torna hoje presente no meio dos homens.

(Dehonianos)

CRISTO LUZ DO MUNDO

para meditar


Ó Cristo,
Tu és a luz que ilumina
a nossa vida e a nossa história,
porque Tu és a verdade
que liberta e dá vida.
E nós, que queremos a verdade,
procuramos-Te a Ti,
como os olhos procuram a luz.
Mas onde poderemos encontrar-Te?
A Tua palavra de verdade e de vida
vive na Igreja.
Só aí poderemos encontrar-Te.
Tu, ó Senhor,
faz-nos responsáveis da Tua palavra
para que a encarnemos em nós,
e nos tornemos Tua palavra para o mundo.
Ó Cristo, Caminho, Verdade e Vida,
Tu és o amor,
e só em Ti encontramos o sentido da vida,
a verdadeira paz e alegria.

Do Blog Jovens & Missão

O COELHO NA LUA

conto 256


Era uma vez um macaco, uma raposa e um coelho, que viviam como bons amigos. Durante o dia divertiam-se nos campos e de noite regressavam ao monte.
Passaram-se assim vários anos. Mas, um dia, um Desconhecido, vestido de velho vagabundo, quis conhecer essas criaturas tão amigas umas das outras.
O Desconhecido, que alguém diz ser o próprio Deus disfarçado, aproximou-se dos três animais, sentou-se e disse-lhes:
- Viajei por vales e montanhas, estou cansado e sem forças. Podem dar-me alguma coisa para comer?
O macaco aproveitando a sua agilidade, correu imediatamente a buscar frutas das árvores e trouxe-as.
A raposa, aproveitando a sua astúcia, trouxe peixes dos rios.
O coelho correu por todo o lado mas não conseguiu encontrar nada.
Quando regressaram os três, o macaco e a raposa zombavam do coelho dizendo-lhe:
- Não serves para nada!
O coelho ficou triste e pensativo. Passado pouco tempo, pediu ao macaco que fosse buscar lenha, e à raposa que acendesse depressa a fogueira. O coelho disse então ao Desconhecido:
- Come-me, por favor.
E, nesse instante, atirou-se para a fogueira.
Ao ver isto, o Desconhecido sentiu um grande desgosto e chorou. Depois exclamou:
- Todos mereceis os meus elogios, pois fostes bons para comigo. Mas a maior prova de amor para comigo veio da parte do coelho: ele quis dar a vida por mim.
Dizem os antigos que, olhando para a lua de noite, se vê uma mancha que tem a forma de coelho. É esse coelho que deu a vida pelo Desconhecido, ou seja, pelo seu Criador.

In CONTOS+MENSAGENS de Pedrosa Ferreira


INSCRIÇÕES PARA OS EXAMES


Estão abertas as inscrições para os exames de final de ciclo ( 4ª, 6º e 9 anos), que se realizarão de 13 a 17 de Julho. Os interessados deverão dirigir-se aos serviços administrativos da Escola Básica e Secundária da Calheta.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_381.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas