Nº 385

ANO SACERDOTAL

primeira página


A 19 de Junho teve início o Ano Sacerdotal, dia do Sagrado Coração de Jesus.
Como tema para reflexão e vivência temos a expressão: «Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote», escolhida pelo Papa Bento XVI.
Termina o Ano Paulino e começa um novo ano. Melhor, o Ano Sacerdotal é o prolongamento do Ano Paulino. É a consolidação do mesmo.
Muitas reflexões se podem ir buscar e fazer sobre este ano que se iniciou. Muito se vai escrever e muito se vai dizer. Nós próprios o iremos fazer aqui nesta Carta Familiar, ainda mais, pela motivação de termos nesta Ilha de São Jorge, a 25 de Julho a Ordenação Sacerdotal do Hélio Nuno, filho desta terra. Não é função deste pequeno Boletim fazer grandes reflexões acerca do assunto, mas vamos procurar dar o nosso contributo para ajudar os nossos leitores nesta caminhada do Ano Sacerdotal.
A meu ver, não deve ser um ano para lamentações e lamúrias. Temos os padres que temos e no tempo em que vivemos. São estes que o Senhor escolheu com as limitações próprias dos homens de todos os tempos e lugares. E, da mesma maneira, não deve ser tempo para exaltação dos sacerdotes que temos.
O sacerdócio é dom de Deus, não é mérito próprio. Tem o seu centro em Cristo “Sumo e eterno Sacerdote». Ele é que é o Salvador, Ele é que dá a graça e a felicidade. Foi Ele que ressuscitou. É d’Ele a Palavra que escutamos e que indica o caminho a seguir. Palavra que nos diz a todos qual é a vontade do Pai. Se retirarmos a presença de Cristo e fizermos depender a Igreja das qualidades e santidade do sacerdote estamos a fazer ou a criar uma associação de bem fazer, de caridade ou de pessoas muito boas, mas não a Igreja de Jesus Cristo. Esta tem a presença de Jesus que é a sua cabeça, Ele é o pastor.
«Chamamos-lhes "sacerdotes" por participarem do único sacerdócio de Cristo; "padres" porque são a expressão da paternidade divina em cada comunidade que lhes é confiada; "presbíteros" ou "bispos" porque desempenham o lugar dos "anciãos" que os Apóstolos deixavam como sucessores em cada comunidade depois de partirem para uma outra missão fundadora de novas comunidades».
Naturalmente que a Igreja não pode viver sem a presença destes que tornam Cristo sacramentalmente presente no mundo, que deu a Vida pela humanidade.
É fundamental a nossa oração pelos sacerdotes que temos e por aqueles que são chamados ao sacerdócio.

Pe. Manuel Santos

XII DOMINGO COMUM

tema


Deus preocupa-se com os dramas dos homens? Onde está Ele nos momentos de sofrimento e de dificuldade que enfrentamos ao longo da nossa vida? A liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum diz-nos que, ao longo da sua caminhada pela terra, o homem não está perdido, sozinho, abandonado à sua sorte; mas Deus caminha ao seu lado, cuidando dele com amor de pai e oferecendo-lhe a cada passo a vida e a salvação.

A primeira leitura fala-nos de um Deus majestoso e omnipotente, que domina a natureza e que tem um plano perfeito e estável para o mundo. O homem, na sua pequenez e finitude, nem sempre consegue entender a lógica dos planos de Deus; resta-lhe, no entanto, entregar-se nas mãos de Deus com humildade e com total confiança.

No Evangelho, Marcos propõe-nos uma catequese sobre a caminhada dos discípulos em missão no mundo… Marcos garante-nos que os discípulos nunca estão sozinhos a enfrentar as tempestades que todos os dias se levantam no mar da vida… Os discípulos nada têm a temer, porque Cristo vai com eles, ajudando-os a vencer a oposição das forças que se opõe à vida e à salvação dos homens.

A segunda leitura garante-nos que o nosso Deus não é um Deus indiferente, que deixa os homens abandonados à sua sorte. A vinda de Jesus ao mundo para nos libertar do egoísmo que escraviza e para nos propor a liberdade do amor mostra que o nosso Deus é um Deus interveniente, que nos ama e que quer ensinar-nos o caminho da vida.

(Dehonianos)

ORAÇÃO DO ESTUDANTE

para meditar



Cristo envia-me o Teu Espírito.
Quero estudar com entusiasmo.
Que o meu estudo me ajude a compreender melhor as pessoas e o mundo.
Quero alargar os meus horizontes.
Tenho vontade de ir mais longe…

Cristo envia-me o Teu espírito
Quero recusar toda a apatia e todo o conformismo
Que o meu estudo me torne mais sensível às injustiças e mais capaz de servir.
Que a minha Fé questione a minha vida e que a vida não deixe adormecer a minha Fé.
Tenho vontade de ir mais longe…

Cristo envia-me o Teu espírito.
Quero usar os meus conhecimentos com criatividade.
Que Ele acorde os meus sonhos e a minha imaginação.
Que Ele me torne capaz de inventar novas relações, de sair do meu mundo e de ir ao encontro de cada pessoa.
Tenho vontade de ir mais longe…

Bons exames, bom trabalho, boa oração...

O SEGREDO

conto 260


Um jovem, vindo de terras muito longínquas, chegou a casa de um mestre espiritual conhecido pela sua sabedoria e bondade.
O mestre, perguntou-lhe:
- Que desejas?
O jovem respondeu:
- Andei muitos quilómetros para chegar aqui porque quero que me ensine o segredo da sabedoria, da perfeição e da santidade.
O mestre fixou nele o seu olhar e observou-o lentamente dos pés à cabeça. Reparou que tinha os pés descalços. Perguntou:
- Vejo que trazes os teus pés doridos. Onde estão os teus sapatos?
O jovem respondeu:
- Mestre sábio e bom, a meio da viagem encontrei-me com um mendigo e dei-lhos. A partir de então fiz a caminhada descalço.
O mestre, suspirando profundamente, disse:
- Ah, meu querido jovem. Eu não te posso ensinar o segredo que me pedes, pois está em ti, vai contigo e acompanha-te para onde quer que vás. Que Deus te abençoe!
O mestre, em seguida, inclinou-se e beijou-lhe os pés.

In ALEGRE MANHÃ de Pedrosa Ferreira


FESTAS DA 1ª COMUNHÃO E ROFISSÃO DE FÉ - CALHETA


No próximo Domingo, 28 de Junho, teremos as festas de Primeira Comunhão e Profissão de Fé na comunidade da Calheta.
Haverá preparação no dia 23 pelas 19 horas na Igreja Matriz da Calheta.

C.N.E NA URZELINA


Após algum tempo de preparação, vai iniciar em pleno, na paróquia da Urzelina o Corpo Nacional de Escutas. O escutismo é uma boa escola para todos, mas principalmente para as crianças, adolescentes e jovens. Neste movimento aprende-se a respeitar e a amar todas as coisas, os outros e Deus.
Como preparação para este acontecimento importante para a paróquia, no Sábado dia 27 de Junho, pelas 20:30 haverá a Velada de Armas.
No Domingo, dia 28 de Junho, pelas 15:30 haverá Eucaristia com as Promessas do Agrupamento.
Estão todos convidados a participar.

FESTA DE SÃO PEDRO NA BEIRA


No próximo Domingo, dia 28 de Junho, haverá a festa de São Pedro, na Beira, na Ermida de São Pedro. A missa é às 11 horas seguida de procissão.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_385.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas