Nº 387

NÃO VOU À AULA

primeira página



«Até que enfim… terminaram as aulas!»
Ouvi numa destas tardes. Conversas de gente que anda lá pela escola.
«Oxalá p’ro ano ela não venha. Eu não vou à aula. E a minha mãe não me venha obrigar, porque não vou mesmo…»
Lá foram desfiando as razões de uma coisa e de outra, o que gostavam e o que detestavam, o que devia ser e o que não era tolerável.
É assim em todas as idades e em todas as questões da vida. Sabemos que umas são do nosso agrado e fazemo-las com alegria e entusiasmo, outras não são tanto e, por isso, nos custam mais a fazer. Outras não as queremos ou não as fazemos por falta de vontade e, muitas vezes, por preguiça.
Temos necessidade de um apoio, um “empurrão” de alguém. Este “empurrão” na maioria dos casos, tem de ser dado pelos pais que são os que mais bem querem para os seus filhos. Os amigos, colegas e outros agentes, no caso, da acção educativa, também são importantes.
No querer e não querer, encontra-se a aula de Moral, aquela em que mostramos apreço pelo crescimento como pessoas. Sim! Porque esta aula pretende fazer um diálogo entre a fé e a cultura. Aquilo que a Igreja aponta como perspectiva de felicidade para a pessoa, iluminando aquilo que aprendemos nas várias disciplinas. É uma disciplina de ligação entre a cultura e a fé. A Moral aponta para os valores, o que deve valer para todos. O que deve ter “peso” para todos.
É por isso que é uma disciplina importante e não é o mesmo que a catequese. A catequese pretende transmitir a Palavra de Deus para despertar a fé e a conversão ao Deus revelado por Jesus Cristo e a viver em comum união com Ele. A catequese é para fazer discípulos de Jesus Cristo e anunciadores do Evangelho.
Há diferença entre a catequese e a disciplina de Moral. Elas não são a mesma coisa e, por isso, ambas são necessárias para o desenvolvimento da pessoa humana.
Ainda bem que há pais que reconhecem o valor destas coisas e as pedem para os seus filhos porque, se deixarmos tudo ao critério e à vontade de cada um, naturalmente que se vai pelo mais fácil e pelo que dá menos trabalho e a vida não é feita só de facilidades.
Assim, convido os pais a repensarem e a responsabilizarem-se mais por estas questões e a escolherem o melhor para os seus filhos. O que, também, passa pela disciplina de Moral.

Pe. Manuel Santos

XIV DOMINGO COMUM

tema



A liturgia deste domingo revela que Deus chama, continuamente, pessoas para serem testemunhas no mundo do seu projecto de salvação. Não interessa se essas pessoas são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.

A primeira leitura apresenta-nos um extracto do relato da vocação de Ezequiel. A vocação profética é aí apresentada como uma iniciativa de Jahwéh, que chama um “filho de homem (isto é, um homem “normal”, com os seus limites e fragilidades) para ser, no meio do seu Povo, a voz de Deus.

Na segunda leitura, Paulo assegura aos cristãos de Corinto (recorrendo ao seu exemplo pessoal) que Deus actua e manifesta o seu poder no mundo através de instrumentos débeis, finitos e limitados. Na acção do apóstolo – ser humano, vivendo na condição de finitude, de vulnerabilidade, de debilidade – manifesta-se ao mundo e aos homens a força e a vida de Deus.

O Evangelho, ao mostrar como Jesus foi recebido pelos seus conterrâneos em Nazaré, reafirma uma ideia que aparece também nas outras duas leituras deste domingo: Deus manifesta-se aos homens na fraqueza e na fragilidade. Quando os homens se recusam a entender esta realidade, facilmente perdem a oportunidade de descobrir o Deus que vem ao seu encontro e de acolher os desafios que Deus lhes apresenta.

(Dehonianos)

AMAR É TAREFA DE UMA VIDA INTEIRA

para meditar



O amor vive-se, não se faz.
O amor comunica-se, não se fabrica.
O amor é doação.
O amor tudo perdoa, não guarda rancor.
O amor é paciente.
O amor é benigno.
O amor tudo desculpa.
O amor tudo crê.
O amor tudo espera.
O amor tudo suporta.
O amor não é invejoso, não se irrita.
O amor alegra-se com a verdade.
O amor traduz-se em sacrifício e em cruz.

Amar é deixar-se morrer pelo outro.
Amar é alimentar sentimentos de gratidão.
Amar é traduzir em gestos de perdão situações de flagrante ódio e violência.
Amar é o projecto de toda a existência humana.

Ama e faz o que quiseres.
Serás uma pessoa feliz!

Do blog Jovens e Missão

IRMÃ ÁRVORE

conto 262



O Bispo foi visitar o mosteiro. Olhando pela janela, fitou o olhar numa árvore frondosa e secular. Nisto viram passar diante da árvore um homem que se lhe dirigiu dizendo-lhe algo. E a árvore floresceu
O Bispo, admirado, disse ao monge:
- Viu o que sucedeu?
- Sim, senhor Bispo. Às vezes acontece. É coisa de santos.
E passou depois um outro homem que também saudou a árvore, e esta imediatamente se encheu de frutos. Diz o Bispo:
- Este homem também deve ser um santo!
O prelado estava cada vez mais admirado.
Passado algum tempo, passou um mendigo. Disse algo à árvore. Nesse instante os frutos da árvore caíram a seus pés. O mendigo recolheu-os e seguiu o seu caminho. O Bispo diz ao monge:
- Este também deve ser um santo!
Passou outra pessoa, que também saudou a árvore e esta, para surpresa de todos, ficou com uma cor encarnada. O Bispo comentou:
- Este, pelo contrário, deve ser um grande pecador.
O Monge respondeu:
- Não, irmão. Este pobre homem louvou a Deus pela beleza da árvore e esta, que desconhecia ser tão bela, corou.

In ALEGRE MANHÃ de Pedrosa Ferreira



FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO NA FAJÃ DOS VIMES



No dia 7 de Julho tem início o Novenário de Nossa Senhora do Carmo na Fajã dos Vimes. A Eucaristia será todos os dias às 20 horas.
No dia 16 de Julho pelas 9 horas haverá missa.
A Missa de festa no dia 16 de Julho será às 19 horas seguida de procissão.

CRISMAS


Os Crismas, este ano, serão na Matriz da Calheta no dia 27 de Julho pelas 20 horas e no dia 28 de Julho na Igreja Paroquial da Urzelina às 20 horas. Como foi anunciado, no dia 21, haverá encontro de preparação para toda a Ilha na Igreja da Urzelina às 20 horas.

REUNIÃO COM OS JOVENS QUE VÃO RECEBER O CRISMA


MANADAS - na Segunda Feira às 18h30, na Igreja Paroquial.
RIBEIRA SECA - na Terça Feira às 17 horas, no Passal.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_387.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas