Nº 389

ORDENAÇÃO SACERDOTAL

primeira página



Em conversa amena e desinteressada perguntei:
- Como apareceu essa tua vontade de ser padre?
Ele respondeu:
- Posso falar em três tempos importantes: em pequeno, depois da missa, ia para a ermida imitar o que tinha visto o sacerdote fazer na missa. Como a minha mãe tinha a chave da ermida junto à nossa casa, era fácil. Depois apareceu aquela vontade de saber e conhecer melhor o que se passava no seminário e, após a ordenação do Hermínio, tomei a decisão de ir para o Seminário.
E foi assim que percebi que a vocação do Hélio Nuno era igual a muitas outras. Nada de extraordinário, nada caído do céu… Não ouviu vozes fora do comum, não houve acontecimentos especiais. Na vida do dia a dia, percebeu que Deus o chamava para o serviço do anúncio do Evangelho e celebração dos sacramentos, através do sacerdócio.
Houve uma caminhada feita no Seminário com a equipa de formadores e com outros colegas que foram o suporte de amadurecimento e entrega ao sacerdócio.
Houve a presença da família, da comunidade, dos amigos e muitos outros que foram importantes na descoberta e discernimento da vontade de Deus, porque a construção de uma vocação e a preparação de uma vida não é feita sozinho, de uma forma egoísta . Necessita de Deus e dos irmãos como suporte precioso e equilibrado na construção da história pessoal que vamos fazendo no dia a dia.
Dúvidas, incertezas, interrogações são condição para o amadurecimento pessoal e sempre surgem na vida e mais ainda no tempo presente avesso às coisas de Deus, mas são importantes e ajudam ao crescimento individual.
Estar atento, descobrir o que é melhor para si e para os outros é percurso que cada um deve fazer a par da vontade de vencer e ultrapassar as barreiras que se vão levantando a cada momento.
Após esta caminhada vem a alegria de uma etapa nova que é necessário continuar a amar e a cuidar.
A CARTA FAMILIAR deseja ao Hélio Nuno, que no próximo dia 25 de Julho será ordenado Presbítero na Igreja Paroquial de São Mateus da Urzelina, muitas felicidades.

XVI DOMINGO COMUM

tema


A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta do amor e da solicitude de Deus pelas “ovelhas sem pastor”. Esse amor e essa solicitude traduzem-se, naturalmente, na oferta de vida nova e plena que Deus faz a todos os homens.

Na primeira leitura, pela voz do profeta Jeremias, Jahwéh condena os pastores indignos que usam o “rebanho” para satisfazer os seus próprios projectos pessoais; e, paralelamente, Deus anuncia que vai, Ele próprio, tomar conta do seu “rebanho”, assegurando-lhe a fecundidade e a vida em abundância, a paz, a tranquilidade e a salvação.

O Evangelho recorda-nos que a proposta salvadora e libertadora de Deus para os homens, apresentada em Jesus, é agora continuada pelos discípulos. Os discípulos de Jesus são – como Jesus o foi – as testemunhas do amor, da bondade e da solicitude de Deus por esses homens e mulheres que caminham pelo mundo perdidos e sem rumo, “como ovelhas sem pastor”. A missão dos discípulos tem, no entanto, de ter sempre Jesus como referência… Com frequência, os discípulos enviados ao mundo em missão devem vir ao encontro de Jesus, dialogar com Ele, escutar as suas propostas, elaborar com Ele os projectos de missão, confrontar o anúncio que apresentam com a Palavra de Jesus.

(Dehonianos)

SER RAMO NO AMOR

para meditar


-O senhor já viu uma árvore?
- Já! E muitas – respondi!
Reparou que todas elas têm muitos ramos? – continuou o jovem – e que cada ramo possui outros ramos?
- Claro. E daí?
- Sabe, ser como um ramo é abrir os braços e acolher seja quem for.
- Formidável! Maravilhosa conclusão – pensei eu.

Aquela frase ficou-me no pensamento. Na verdade os ramos abrem-se. Parecem apontar apenas para os lados, numa posição horizontal. Por seu lado o tronco aponta para o alto, numa posição vertical.
O homem só se completa quando se encontra relacionado com Deus (posição vertical = ser tronco) e quando ama os irmãos (posição horizontal = ser ramo).
Se ser tronco é projectar-se no infinito, ser ramo é abrir-se e acolher os outros.
O dinamismo de quem aceita ser ramo lança-o para o campo do altruísmo, da atenção aos outros, da disponibilidade, e elimina todo o egoísmo, orgulho e inveja.

Jovem, tu és ramo!!!

Do blogue Jovens & Missão

DUAS VEZES AO DIA

conto 264



Era uma vez um crente que se julgava o mais crente da cidade.
Um dia, encontrou um canponês que todos os dias se levantava muito cedo, pronunciava o nome de Deus apenas uma vez, pegava nos utensílios de trabalho e ia para o campo onde trabalhava todo o dia. À noite, antes de adormecer, pronunciava outra vez o nome de Deus.
O crente, ao ouvi-lo, pensou: «mas como pode este camponês ser um bom crente, se apenas pronuncia o nome de Deus duas vezes ao dia?»
Foi então que ouviu a voz de Deus a dizer-lhe ao coração: «pega numa chávena, enche-a de leite bem até ao bordo e passeia pela cidade. E depois regressa sem derramares sequer uma gota».
Ele assim fez. Ao chegar, o Senhor perguntou-lhe:
- Quantas vezes pensaste em mim enquanto passeavas pela cidade?
- Nem uma única vez. Como podia fazê-lo se estava preocupado com o leite?
- Essa chávena absorveu a tua atenção de tal maneira que me esqueceste por completo. Mas lembra-te que esse camponês, apesar do seu muito trabalho e de ter que cuidar da sua família, se lembra de mim duas vezes ao dia.

In ALEGRE MANHÃ de Pedrosa Ferreira


ALTERAÇÕES DEVIDO À ORDENAÇÃO


No próximo fim de semana algumas paróquias e lugares não vão ter a Missa à hora habitual porque haverá a Ordenação Presbiteral no Sábado, dia 25 de Julho, pelas 11 horas na Igreja Paroquial da Urzelina.
Convidamos toda a população da ilha de São Jorge e ilhas vizinhas a participar nesta festa do sacerdócio.
Após a Missa será servido o almoço no adro da Igreja da Urzelina que consta das habituais “sopas do Divino Espírito Santo”.
O horário das Missas encontra-se na última página.

REUNIÃO PARA OS QUE SE VÃO CRISMAR


No próximo dia 21 de Julho às 20 horas, na Igreja da Urzelina, teremos a reunião para os que vão receber o sacramento do Crisma e para os seus padrinhos e pais.

FESTA DE SANTA ANA, NA BEIRA


DIA 26 de Julho:
- Missa de festa às 10:30 horas
- Procissão às 19:00 horas

BOMBEIROS DA CALHETA


A Direcção dos Bombeiros informa que reabre a Clínica Dentária nos Bombeiros de 27 de Julho a 5 de Agosto.
Informa que o Oftalmologista Dr. Carlos Aguiar dará consultas nos dias 20, 21 e 22 de Julho.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_389.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas