Nº 356

VEM

primeira pagina


Vem Senhor Jesus à nossa vida neste Natal que se aproxima e que queremos preparar.
Vem com a força do Teu amor criar em nós a disposição interior para termos a serenidade e a compreensão do tempo da Tua chegada.
Vem dar esperança a este mundo tão necessitado da Tua presença e bondade.
Vem preparar o nosso coração para as ofertas que são do Teu agrado, aquelas que dão a verdadeira alegria e felicidade. Ofertas de Amor e não de comercialização. Ofertas de Gratidão e não de interesse e fingimento. Ofertas da presença amiga e permanente que fazem todo o ano nascer dentro do coração o desejo de estar e de ajudar o que vive ao nosso lado e, também, o que está distante.
Vem dar serenidade às vidas demasiado ocupadas e preocupadas com as coisas que são passageiras e não preenchem a nossa necessidade de amor e aconchego de Alguém sempre presente para consolar como diz o profeta: «Consolai, consolai o meu povo…» (Is. 40,1)
Vem dar a paz a esta terra tão cheia de inquietações que fazem surgir muros e barreiras entre os Homens. Não só as que vêm pela guerra, mas as que são provocadas pela ignorância, pela preguiça, pela mesquinhes que persiste em reinar entre nós. No Teu Natal vamos ouvir o cântico dos anjos: «Paz na terra aos Homens por Deus amados», que esta paz reine em nossos corações.
Vem com a Tua Luz iluminar as nossas trevas. Luz que está simbolizada nas montras, nas árvores de Natal, nas casas e nas ruas. Saibamos ver a verdadeira Luz que quer iluminar a todos e apagar toda a miséria, injustiça, vaidade, mentira, egoísmo, rancor, etc. que está tão presente entre nós. Precisamos de acabar com as trevas que existem em nós, e à nossa volta, para deixar nascer em nós, e à nossa volta, o Menino Jesus que é a Luz que vem iluminar todo o Homem que vem a este mundo.
Vem com o Teu Amor, porque És chamado e És de verdade Deus de Amor presente na Tua família que é Trindade, comunhão de Vida, que nos ensina a Amar na doação e entrega permanente e desinteressada. Bem sabemos que a melhor maneira de preparar o Natal é viver o Teu amor entre nós que se torna manifesto no Presente que doamos a cada um e que é uma forma de nos tornarmos presentes nos que são próximos e aos que não são.
Vem preparar a sério o nosso coração para que aconteça realmente Natal em nossas vidas.
Iniciemos este tempo de Advento com vontade sincera de fazer nascer Jesus Cristo em nossos corações.

Pe. Manuel Santos

PRIMEIRO DOMINGO ADVENTO

tema


A liturgia do primeiro Domingo do Advento convida-nos a equacionar a nossa caminhada pela história à luz da certeza de que “o Senhor vem”. Apresenta também aos crentes indicações concretas acerca da forma devem viver esse tempo de espera.

A primeira leitura é um apelo dramático a Jahwéh, o Deus que é “pai” e “redentor”, no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo. O profeta não tem dúvidas: a essência de Deus é amor e misericórdia; essas “qualidades” de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica do Povo de Deus.

O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que “o Senhor vem”. Ensina, ainda, que esse tempo de espera deve ser um tempo de “vigilância” – isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino.

A segunda leitura mostra como Deus Se faz presente na história e na vida de uma comunidade crente, através dos dons e carismas que gratuitamente derrama sobre o seu Povo. Sugere também aos crentes que se mantenham atentos e vigilantes, a fim de acolherem os dons de Deus.

(Dehonianos)

ACOLHER E AMAR O DIFERENTE

para meditar


Quero que me ouças sem me julgar.
Quero que opines sem me aconselhar.
Quero que confies em mim sem me exigires.
Quero que cuides de mim sem me anular.
Quero que me olhes sem te projectares em mim.
Quero que me abraces sem me asfixiar.
Quero que me animes sem me empurrar.
Quero que me dês força sem fazer de mim um fardo.
Quero que me protejas sem mentiras.
Quero que te aproximes sem me invadires.
Quero que conheças as minhas coisas que mais te desgostam,
Que as aceites sem as tentares transformar.
Quero que saibas que hoje podes contar comigo...
Sem condições.

Jorge Bucay - poeta argentino

A NUVEM

conto 234


Era uma vez um menino sem família que se sentia muito só e triste. Muitas vezes olhava para o céu e punha-se a chorar.
Uma nuvem que passou, ao ver a criança a chorar, teve pena e perguntou ao sol:
- O que é que aconteceu a este menino?
O sol respondeu:
- Não sei. Também o vejo chorar muitas vezes mas não sei o motivo.
Então a nuvem começou a pensar o que poderia fazer para alegrar esse menino e teve uma ideia. Atirou-lhe com umas gotas de água em cima do nariz, só para o distrair. Depois, tomou a forma de um barco e de muitas outras coisas.
Ao ver este espectáculo da nuvem, o menino começou a sorrir. Mostrava-lhe objectos e a nuvem depois tomava a forma desses objectos .
A nuvem, no final, tomou a forma de coração. Era um grande coração branco na imensidão do céu azul. O menino compreendeu que havia no céu alguém que o amava muito.

In TUTTI FRUTTI de Pedrosa Ferreira


INFORMAÇÕES


REUNIÃO DE PAIS DO 1325 CNE


No próximo dia 1 de Dezembro, haverá reunião para os pais dos Escuteiros das Manadas pelas 18 horas na Sede do agrupamento.

NATAL DO IDOSO


O Núcleo de Mensagem de Fátima da Ribeira Seca promove no dia 8 de Dezembro uma festa de Natal para os idosos da paróquia e seus familiares. Haverá Eucaristia às 13h30m seguindo-se a apresentação, pelo Grupo de Teatro da Sociedade Recreio Topense, da peça “ O Milagre de Lurdes” seguida de convívio.

RECEITA DA FESTA DE SANTA CATARINA


A Festa de Santa Catarina teve uma receita de 1.621,10€ (mil seiscentos e vinte e um euros e dez cêntimos). A Comissão agradece a colaboração de todos.

BOMBEIROS


Vem à clínica dos Bombeiros a Dr.ª Maria Graça Almeida, especialista em Ginecologia e obstetrícia, no dia 16 de Dezembro. As marcações devem ser feitas pelos nº 295460110 /111

VISITA AOS DOENTES DAS MANADAS


No dia 4 de Dezembro, a partir das 9 horas, será feita a visita aos doentes da paróquia das Manadas.

REUNIÃO PARA A PROFISSÃO DE FÉ NAS MANADAS


No próximo dia 5 de Dezembro, haverá reunião para os que vão fazer a sua Profissão de Fé na paróquia das Manadas.

NOITE DE FADOS


No Centro Social dos Biscoitos haverá uma Noite de Fados com jantar, no dia 7 de Dezembro. As reservas podem ser feitas através dos nºs 964394167 e 912628648.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº_356.pdf

Agenda Pastoral

Destaque

pastoraljuvenilsaojorge.blogs.sapo.pt

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Bolletim398_20Set09.pdf

Pensamento da Semana

O PRESENTE QUE HÁ EM SI?



Havia um homem sábio naquela aldeia, que guardava o único poço de toda a região.
Um dia, um menino aproximou-se e perguntou:
- O que há lá dentro?
- Ali está Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver. Disse o menino desconfiado.
O homem pegou-o ao colo e ajudou-o a debruçar-se sobre a borda do poço.
Reflectido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu?
- Isso mesmo. Disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão.
- Agora já sabes onde Deus está escondido.
Autor desconhecido

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas